A ação da facção criminosa fez várias ameaças têm sido feitas.
O PCC Primeiro Comando da Capital, já se espalhou por todo o território Brasileiro, e formaram células operacionais do crime de diferentes cidades e estados da nação. Recentemente, estão fazendo ameaças para autoridades da capital Porto Velho, Rondônia. Essas ameças envolvem policiais, procuradores, juízes e agentes que trabalham em presídios, que estão preparados e alertas para qualquer movimento de execução em massa.
Esse mesmo tipo de ameaça já foi feito pela facção criminosa no ano passado, o que levou três agentes penitenciários serem mortos todos no mesmo dia, devido a isso a polícia está se preparando para qualquer situação de risco.
No período de setembro de 2016 a maio deste ano outros agentes foram mortos , o que fez as investigações da Polícia Federal serem mais apuradas para acharem quem são os líderes, mas o trabalho tem sido improdutivo, pois o Primeiro Comando da Capital criou inúmeras células de inteligência, todas responsáveis em acompanhar o cotidiano das autoridades ameaçadas.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública em uma ação conjunta com a Diretoria da Penitenciária Federal em Porto Velho, emitiu um alerta de atentado a vários Agentes Públicos. O documento mostra, quais seriam os possíveis alvos analisados e ‘investigados’ pelo PCC. Os alvos seriam agentes, juiz e procurador da República de Porto Velho (RO), e que a policia tem que ficar alerta, resguardar e vigiar todos os alvos pois correm perigo de execução.
O motivo que estão alegando para cometer esses atentados é devido a suspensão das visitas íntimas, que ficaram revoltados. Os líderes da facção não foram identificados até o momento, mas poderá haver transferência de presos nas principais penitenciárias da capital.