Porque a urina pode ser importante para sua saúde e economia de água. Tem pessoas que bebem urina. Entenda!
Esse hábito pode parecer bem estranho, mas muitas pessoas são adeptas dessa prática e veem vantagem em fazer xixi no banho. A proposta visa mobilizar as pessoas para a preservação do meio ambiente e mostrar que uma descarga evitada por dia, resulta na economia de 4.380 litros de água potável por ano, na época da campanha foram feitos vídeos para que a população conscientiza-se sobre o problema, e agora outro ponto gera polêmica, a de que a urina desperdiçada tem algumas funções que a maioria das pessoas nunca deve ter nem pensado, mas, alguns médicos, estudiosos independentes e pesquisadores já comprovaram em testes laboratoriais que a urina é uma fonte muita rica de nutrientes, de hormônios, vitaminas, anticorpos e enzimas.
Veja quatro exemplos:
1 – O vaso sanitário pode ser um dos vilões do alto consumo de água nas residências, pois a maioria das casas do Brasil, ainda têm instaladas válvulas tradicionais para dar a descarga, e isso pode representar pelo menos 35% do gasto, enquanto o consumo do chuveiro gasta 30%. Além disso, dispensa o uso do papel higiênico.
2 – Pode parecer estranho, mas do ponto de vista da saúde, o ato de fazer xixi no banho pode até ser bom para saúde, o contato com a própria urina não traz problemas porque se trata de um líquido estéril, livre de bactérias. A urina não é suja, ela é composta por aminoácido glicose e eletrólitos. Claro, que se a pessoa estiver passando por um processo de infecção urinária, isso não seria bom, mas por ser bactérias do próprio organismo, isso não teria nenhum risco para a pele.
Mas, existem alguns casos de doenças que podem ser transmitidas pela urina, como a leptospirose, mas são transmitidas da urina do animal para o homem, isso não se aplica de uma pessoa para outra pessoa.
Portanto, a prática de urinar no chuveiro não oferece nenhum risco de transmitir doenças, a pessoa poderá perfeitamente urinar no banho, desde que a pele esteja íntegra e sem problemas de saúde. Mas, pode haver complicações caso se uma pessoa estiver com infecção urinária e a outra estiver com alguma ferida, pois poderá infectar o local.
3- Uma dica bastante estranha, mas que dá certo, caso você tenha algum ferimento e não tiver a mãos materiais de socorro, pode usar urina para desinfetar o local, desde que a pessoa não esteja com nenhum tipo de infecção, a filosofia se baseiam é a de que a urina contém substâncias benéficas que só o organismo pode produzir para lutar contra as suas próprias doenças. Diz-se que a urina tem efeitos anticonvulsivos e analgésicos, regula e ativa o sistema hormonal e estimula o sistema imunitário.
4- A terapia com a própria urina é recomendada para problemas hormonais, problemas do sistema imunitário (tais como alergias, febre do feno, urticária e doenças imunológicas), pele inflamada, mal funcionamento do metabolismo como reumatismo ou a gota, doenças dos vasos sanguíneos, enxaquecas e doenças infecciosas. O uso externo da urina está indicado para excrescências, neurodermatites e verrugas. Para acabar com as verrugas tem que usar a primeira urina da manhã, recolha a urina após o primeiro do jato num recipiente esterilizado. Passe com um algodão a urina pelas verrugas. Repita diariamente sempre com a urina fresca
Veja o vídeo de uma terapia que utiliza a urina para cura de muitas doenças, mas é super controversa, pois eles bebem a urina. Veja!