Cercado de polêmicas, Wladimir Costa se mostra totalmente insano e pede “nudes” durante a votação
Wladimir Costa (SD-PA), deputado estadual, virou manchete após fazer uma tatuagem com o nome de Michel Temer, ele virou meme e piada nas redes sociais, e vive envolvido em polêmicas.
A poucos dias num jantar para deputados, uma repórter, Basília Rodrigues, da CBN, estava presente no jantar e que o deputado que mostrasse a arte novamente, pois tinha dúvida se era de henna, ele soltou a frase: “‘Pra você, só se for o corpo inteiro.”
Basília revoltada postou um depoimento no Facebook, onde relatou o caso. “Penso, em que momento eu dei a minha testa pra esse deputado tatuar ‘idiota’? Ou mais: ‘mulher idiota’. Havia outros deputados, jornalistas e até câmeras de TV focadas nele. Mas nada disso ‘evitou’ uma gracinha ou uma ‘desgracinha’ machista. Parlamentares constrangidos vieram me pedir desculpas pelo comportamento do nobre colega.”
Disposta a ter uma resposta mais objetiva ela perguntou, “Deputado, se o senhor puder ter um pouquinho mais de respeito por eu ser uma repórter e mulher. O senhor falou que não é de henna, agora a gente quer mostrar.”. E o deputado Wladimir Costa respondeu: “Eu tenho várias tatuagens no corpo inteiro, amor”. Ela insistiu, querendo ver, e pergunta “O senhor não quer mostrar?”.
Ele, rindo, coloca o dedo na altura da própria boca e sussurra: “Não”. Ela insiste: “Então é porque é de henna…”, ele concorda e sai rindo, relata a jornalista.
Basília Rodrigues, da CBN, jornalista assediada pelo deputado estadual Wladimir Costa (SD-PA)
O Sindicato dos Jornalistas fez uma nota repudiando a ação do deputado. Veja:
“Mesmo diante de um período questionável, do ponto de vista dos direitos e representações, faz-se necessário que situações como esta sejam expostas e veementemente combatidas. O teatro criado tendo personagens políticos bizarros como protagonistas não podem ultrapassar os limites mínimos para uma relação respeitosa, entre políticos e profissionais da imprensa. As mulheres jornalistas, em especial as negras, já estão submetidas a uma série de desigualdade e violências, dentro e fora das redações, que demandam de toda a sociedade atenção redobradas, ainda mais quando se trata de uma cobertura política de interesse público. Solidarizamo-nos à jornalista, que tem uma atuação destacada na cobertura política em Brasília, e nos colocamos à disposição para dar suporte jurídico, caso ela assim o queira.”
“Muitos homens estão acostumados a fazer brincadeiras machistas acreditando na impunidade e esquecimento. Expor minha indignação, receber a solidariedade de deputados e jornalistas, para mim, é uma forma de punir no ego o parlamentar em questão”, explica Basilia ao site Metrópoles.
Outro episódio recente, que demonstra a total falta de decoro desse parlamentar, foi o episódio que o fotografo Lula Marques acabou flagrando o deputado pedindo nudes a uma jornalista.
Durante uma audiência na Câmara para decidir se o processo de impechment contra Michel Temer teria prosseguimento, ele escrevia em seu celular “Mostra a tua bunda, mostra, afinal não são suas profissões que a destacam como mulher”.
Ele teve a capacidade de no decorrer da votação pedir um “nude” a uma jornalista usando termos chulos, misóginos e inapropriados. Ele descaradamente pediu que a jovem mandasse fotografia com sua “bunda”. Eis a imagem captada pelo fotografo Lula Marques.
A mulher coloca uns emojis sorrindo e responde “sem graça” e “você poderia perder seu valioso tempo com coisas mais interessantes“.