Existem muitos animais na natureza que possuem características especificas de impressionar. Alguns estão localizados em regiões de difícil acesso, já outros são comuns que apareçam em ambientes habitados por humanos.
A harpia por tanto, parece um gavião gigante no qual muitas pessoas desconhecem como existente, acredita-se que se trata de um humano fantasiado, porém, ela de fato existe no meio ambiente.
É uma ave rapina encontrada em locais de clima tropical, considerada como o maior e mais poderoso animal predador de sua espécie. Segundo pesquisas, suas asas chegam a 2,24 metros de envergadura, mede cerca de um metro de altura com um peso de três a nove quilos.
Sua alimentação é baseada exclusivamente da caça, elas comem animais não tão pequenos, muito comum voarem em direção a macacos, bicho preguiças, quatis, lagartos, cobras, e entre outros animais de médio porte, com a intenção de capturar a presa e se alimentar dela.
Não são animais terrestres, encontram-se localizadas em topos de arvores altas. Há uma grande preocupação desse animal na região da América Central, devido aos desmatamentos e problemas florestais. É possível encontrar essa espécie no Brasil, na floresta amazônica, em algumas partes da mata atlântica do sul do país, e também no sul da Bahia ou ao norte do Espirito Santo.
De acordo com pesquisas, restam cerca de 50.000 harpias ao redor do mundo, um número considerado pequeno em relação a extensão de muitos territórios que daria um bom lar para essas aves. Esse certamente é o animais mais incrível e adorado por criadouros, ambientalistas e biólogos que estudam os animais em seu habitat natural.
Com o tempo houveram muitas mudanças nesses locais tropicais, florestas tornaram-se em pequenas populações, casas, ruas, prédios, cidades e etc. Esse processo fez com que o espaços dessas aves caçadoras tornar-se cada vez mais restrito, sem contar com a caça, destruição de florestas entre outros fatores que prejudicam a vida desses bichos.