Um menino esperto que vive nas matas, ele tem cabelos grandes pra cima e pés virados para trás, tudo isso e muitas outras características para descrever o personagem parecido com uma caipora. O curupira pertence ao folclore brasileiros e também é um garoto muito conhecido entre crianças e adultos de várias gerações.
Sua função é de proteger a floresta, por isso que em algumas histórias mais antigas é mencionado como o anão de cabelo vermelho e pés virados chamado Curupira que açoitava aqueles que caçavam e derrubavam árvores.
A lenda surge a partir das tribos indígenas localizadas mais ao norte do Brasil, segundo os índios, o moleque que andava montado em seu Caititu (porco do mato) e levando consigo uma lança, voltava-se para com todos aqueles que prejudicavam as matas e os animais.
A história contada diz que os índios deixavam uma espécie de oferenda para ele, fumo e cachaça, e em troca disso ele não aterrorizasse todos os que estavam explorando e caçando em meio as matas. Em versões mais antigas o Curupira usava a sua esperteza e fazia o grupo se perder na floresta sem conseguir achar a saída, açoitava e apavorava os índios.