Uma das datas mais importantes para a história do nosso pais brasileiro: A Proclamação da Republica. No dia 15 de novembro celebramos o feriado nacional da instalação da República no Brasil, foi uma forma de governo que transformou uma nação inteira, a escolha pelo governante seria realizada pelo povo, o dia em celebramos o direito de escolha do nosso presidente.
Graças a esse marco temos poder da democracia, mas nem sempre foi assim, vivíamos em uma espécie de regime democrático. Para entendermos melhor, precisamos voltar um pouco no tempo, na época em que o Brasil era um império.
Todas as decisões tomadas em terras brasileiras eram instauradas pelo poder da época, os portugueses, o povo vivia sob comando e ordens do imperador Dom Pedro II, contudo ao passar do tempo, toda aquela monarquia começou a perder o seu império, no fim do século XIX, aquela soberania estava cada vez mais enfraquecida.
O Fim da Escravidão – Proclamação da Republica
Dom Pedro II, aos poucos foi perdendo o apoio de muitos grupos, de início um dos mais importantes, os escravocratas, eles passaram a desejar o fim do império, logo em seguida a igreja também se negou a aceitar as suas condições e relações, a monarquia literalmente quis modificar e interferir nos assuntos religiosos, suas práticas fizeram com que toda a relação entre igreja e império fossem cortadas.
O governante começou a reprimir aqueles que fossem contra o seu mandado, alguns de seus soldados não gostaram de suas atitudes, ele proibia até mesmo a imprensa de expressar alguma opinião. No entanto, o sistema de comunicação através de jornalistas, médicos e comércios foram adquirindo muito crescimento.
Cada vez mais o Brasil foi passando a ter a voz daqueles que eram contra ao sistema de governo, decidiam tomar um espaço maior nas relações políticas do país. Finalmente o fim do império foi declarado em 15 de novembro de 1889, pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca.