Era natural da cidade de Laguna, um município brasileiro localizado no Estado de Santa Catarina. Uma mulher revolucionaria, que teve uma grande participação em guerrilhas ao lado do seu companheiro, ela também participou da campanha da unificação da Itália.
Anita Garibaldi nasceu em 1821, se casou com um sapateiro de sua região, porém sua vida foi tomando outros rumos após se apaixonar por um italiano chamado Giuseppe Garibaldi, um revolucionário da época.
Giuseppe participava de várias lutas, entre elas A Guerra dos Farrapos, Anita Garibaldi decidiu largar o seu marido para acompanhá-lo nas batalhas, ela acabou sendo capturada em 1839 na durante um conflito com Curitibanos.
Já em 1841 vai para o Uruguai para lutar ao lado do povo que apoiava Montevidéu contra o ex-presidente Oribe. Anita e Garibaldi se casam um anos depois após o ocorrido, a vida deles praticamente era resumida em confrontos e mais confrontos.
Porém Garibaldi sofreu uma derrota na qual foram forçados a mudar de localização, dirigiram-se para Roma, no entanto, Anita não resiste na viajem que realizava para Suíça e morre.