Foi um líder do Quilombo dos Palmares e muito importante para a história, Zumbi dos Palmares nasceu em 1655 no estado do Alagoas, ele representou milhares de negros no período da escravidão no Brasil Colonial.
O quilombo era comunidade reunida por negros escravos, fugitivos das fazendas daquela região, localizada na Serra da Barriga, tinha cerca de trinta mil pessoas. Eles viviam em harmonia, eram livres para praticar as suas culturas.
Zumbi foi levado para um padre quando ainda era muito pequeno, ele recebeu o nome de Francisco, recebeu o batismo e foi educado como os costumes portugueses, aprendeu a língua portuguesa e os costumes da religião católica, contudo aos 15 anos voltou para sua comunidade, o Quilombo.
O refúgio foi atacado pelos soldados portugueses em 1675, Zumbi foi um dos principais guerreiros ao lado do seu povo, mais tarde se tornou o líder deles. Mais uma vez o quilombo sofreu um ataque, mas desta vez com mais agressividade, no que resultou no fim da comunidade, Zumbi ficou muito ferido e conseguiu fugir, porém após uma traição por seu amigo foi capturado quando tinha seus 40 anos e levado a morte.