A primeira Guerra iniciou no século XIX com a insatisfação da Itália e Alemanha com o processo neocolonial, esses países ficaram de fora da partilha da Ásia e África. A exploração dessas terras praticamente estavam à disposição da França e da Inglaterra. Todo o mercado de ricas matérias primas eram movimentadas pelo pais inglês e francês. Digamos que essa disputa por terras foi a principal causa para a guerra.
O estopim
O grande estopim da batalha foi o assassinato do príncipe do império austro-húngaro Francisco Ferdinando, ele foi morto por um jovem que pertencia a um grupo chamado mão-negra, natural da Servia. Em 1914 o império astro- húngaro declarou guerra contra o país.
Desde então formaram os aliados, império austro-húngaro, Itália e Alemanha: contra a tríplice Entende: França, Rússia e Reino Unido. O nosso país brasileiro também participou ajudando a tríplice.
O fim
A rendição iniciou após a participação dos Estados Unidos, lutando a favor da Tríplice Entende, existia um acordo comercial com o país para defender principalmente a Inglaterra e a França.
Após toda essa movimentação surgiu o Tratado de Versalhes, um documento que abordava algumas condições para aqueles que foram derrotados, como, a diminuição de exército, indústrias supervisionadas e controladas, como foi o caso da Alemanha, ela também perdeu o direito a algumas terras. Um tempo depois, esse processo se agravou ainda mais, surge então a segunda guerra mundial.