10 coisas que você não sabe pra quê serve – parte II


Ainda que tenhamos alguma ideia a respeito da utilização ou da serventia de alguns objetos ou utensílios, sempre há algo que não conhecemos. É o caso dos objetos que mostraremos neste post. A maioria deles possui, senão algum detalhe com função que não conhecemos, funcionalidades e serventias que sequer imaginávamos. Esta matéria é uma continuidade de uma mais antiga, na qual mostramos dez coisas que você também não tinha ideia de pra quê serviam. E assim esperamos contribuir para acrescentar conhecimento.

1. A tampa da embalagem de café tem um formato que ajuda a evitar queimaduras, protegendo a mão de quem o manipula. Além disso, a parte mais funda na tampa permite que os copos sejam empilhados, pois o encaixe entre a tampa e o fundo do copo são perfeitos.

 

 

2. Aquele furinho no plástico da caneta serve para equilibrar a pressão dentro do tubo. Assim a pressão é a mesma dentro e fora do tubo, evitando que seu líquido escape quando submetida a uma pressão maior, dentro do avião ou em prédios altos.

 

 

3. Na extremidade da trena, há um pequeno “gancho” de metal para servir de apoio na hora de medir os objetos ou as distâncias. Neste “gancho” existe um pequeno orifício, apesar de poucos terem ideia de sua funcionalidade, ela é de grande importância. A abertura serve para se encaixar na base do parafuso e evitar que a trena escape na hora da medição.

 

 

4. Aquela pequena alavanca que está na base de seu retrovisor tem uma função de grande importância. Ela serve para cortar o reflexo da luz alta do carro que vem atrás. Durante uma viagem, ao ser incomodado pelo farol do carro que lhe segue, esta alavanca pode ser acionada quebrando o reflexo e permitindo que você continue dirigindo sem ser incomodado.

 

 

5. As moedas têm riscos em suas laterais que você, provavelmente, já notou, mas que não sabe o real motivo de estarem ali. Estas arestas servem para ajudar os deficientes visuais na hora de identificar qual o valor daquela moeda. além destes riscos, o tamanho de cada uma é diferente.

 

 

6. Os grampeadores também possuem um pequeno detalhe que poucos observam, mas que pode mudar o modo como se usa o aparelho. É uma parte metálica, pequena, que fica em sua base. Ela serve para que possamos escolher para que lado ficarão as pontas do grampo depois de aplicados.

 

7. As colheres de alguns sorvetes têm um formato um pouco diferentes. Este formato se deve ao fato de que elas servem como misturador, já que alguns sorvetes têm adicionais que precisam ser incorporados ao alimento. Elas são acopladas em uma máquina que as usa como pá para misturar. Depois disso elas são retiradas e entregues para que você a utilize.

 

 

8. Estas pequenas extremidades de plástico no interior das tampinhas, servem para que a garrafa fique vedada completamente, evitando, assim, que o líquido escape durante o manuseio do recipiente.

 

 

9. Os óculos possuem, em suas extremidades, uma parte mais elevada, e você com certeza já percebeu. Esta parte dos óculos deixam muitas dúvidas em seus usuários, que acabam se questionando sua real utilidade. Pois bem! Já que estamos aqui para dar explicações acerca disso, informamos a você que estas extremidade não têm nenhuma função específica. Elas servem apenas para compor o design dos óculos.

 

 

10. Aquelas elevações no teclado do computador não estão lá por simples acaso. Elas servem para marcar o centro do teclado e servir de orientação para os digitadores. A partir delas é possível localizar, sem olhar, as teclas na hora de digitar algum texto.

 

 

Veja também: