Após retomada de Mossul, começa a reconstrução da cidade.
Um monte de ruínas é o que se tornou a cidade de Mossul, agora será necessário um mutirão para dar nova ordem ao caos que se transformou o lugar. Mossul era uma das cidades dominadas pelo grupo extremista Estado Islâmico, as tropas iraquianas encontraram a cidade em ruínas.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a reconstrução da cidade vai custar mais de US$ 1 bilhão, esse valor seria gasto para restaurar apenas a infraestrutura da cidade que foram destruídos no longo combate, que durou cerca de nove meses. Estão calculando apenas a restaurar do esgoto, água e eletricidade, escolas e hospitais.
Mas a luta ainda não teve fim, no domingo, ainda eram ouvidos tiros e explosões na cidade, pois os militantes do Estado Islâmico – EI, ainda estão dominando um pequeno reduto na cidade velha. Centenas de combatentes ainda tomam a cidade velha, e que mulheres e crianças – estão virando escudos humanos dos rebeldes.
Durante os combates, cerca de 900 mil perderam suas casas, milhares de pessoas morreram, cerca de 700 mil moradores de Mossul ainda permanecem sem moradia, segundo a Coordenadora Humanitária da ONU, Lisa Grande, “É um alívio saber que a campanha militar em Mossul está terminando. A luta pode terminar, mas a crise humanitária não”, e continua, “Muitas das pessoas que fugiram perderam tudo. Elas precisam de alimento, cuidados de saúde, água, saneamento e kits de emergência. Os níveis de trauma que estamos vendo são altíssimos. O que essas pessoas viveram é quase inimaginável“.