Um vídeo gravado por um grupo de proteção aos animais mostra o momento em que uma orca, aparentemente, tenta suicídio. Ela fica por mais de dez minutos fora da água por vontade própria. O fato lamentável ocorreu depois de uma apresentação no Loro Parque, uma das atrações do SeaWorld, na Flórida. Durante o período que a orca permanecia fora da água muitos turistas estavam saindo do parque e alguns chegaram a fazer selfies com o animal naquela situação.
Em um outro episódios, semanas anteriores a este acontecimento, a baleia foi filmada batendo contra as grades do portão de metal na intenção de sair da piscina. O caso causa revolta nos ativistas de direitos dos animais que pedem para que o parque liberte as baleias e parem de explorá-las.
Em resposta, o parque alega que o comportamento do animal é completamente normal e que ele, por ser mamífero, por ficar algum tempo fora da água e conseguir respirar normalmente. Mas especialista rebatem a firmação informando que a permanência do animal na água o deixa mais leve e que, fora da água, seu peso se torna um risco, pois pode esmagar seus órgãos internos devido ação da gravidade.
O parque, contudo, permanece irredutível. E Morgan, como foi batizada a orca, permanece no parque sendo atração turística.