Você sabe o que é ser um cidadão? Independente da religião, raça, cor, etnia, classe social, todos nós, seja homens ou mulheres temos direitos e deveres. Ser um cidadão é ter viver lutando por seus direitos, participar da vida social e política do país e também construir uma sociedade em que a igualdade seja o principal fator para uma vida justa e igualitária.
A constituição representa o termo de uma forma muito clara e branda. Todos os direitos e deveres estão retratados e documentados. É uma lei fundamental do nosso país, pois garante que todos tenham acesso a dignidade necessária para a vida humana.
Direitos Políticos
Temos direitos ao voto, nós brasileiros escolhemos o tipo de representante para o Brasil, por tanto, a cidadania é o responsável pela a escolha dos governantes, aquele que recebe a maior quantidade de votos acaba aderindo ao cargo político escolhido pelo povo.
Direitos Civis
Aquele que diz a respeito da liberdade, ser livre para se expressar, ir e vir para qualquer lugar e também direito em relação ao pensamento.
Direitos sociais
Está relacionado as necessidades básicas para a sobrevivência, direito a educação, trabalho digno e justo, aposentadoria, saúde, moradia, segurança entre outros.
Todos temos que ser respeitados independe das escolhas, desde que não viole nenhuma das leis da Constituição Brasileira, além disso, os deveres são essenciais para a vida em sociedade, como pagar impostos, participar de problemas que estão ligados a cultura entre outras soluções.
O exercício da cidadania é algo que precisa ser refletido entre os próprios seres de uma comunidade, já que há muito tempo atrás, muitos brasileiros sofreram com repressões e condições desumanas.
Devemos respeitar, atendermos as necessidades, atender as atividades de saúde, educação para garantir a segurança de todos. Mas a pergunta é: Será que todos fazem de fato o que está escrito na Constituição? Todos agem como um cidadão brasileiro? O respeito é mutuo?