Vasco da Cama foi um navegador português, que assim como o seu pai, realizava algumas missões para Dom Pedro II, filho do marinheiro Estevão da Gama, foi nomeado por Dom Manoel I para ser o comandante da frota que iria em uma missão especifica, descobrir o caminho para a Índia.
Cerca de 3 naus e um navio cheio de mantimentos foram preparados para realizar aquela tarefa, a esquadra partiu em 8 de julho de 1497, chegando em Moçambique em 2 de março de 1498. Contudo, esse não foi o destino final daquela tropa, seguiram para Melinde, e foi nessa região que conseguiram a ajuda de um piloto, finalmente em 17 de maio de 1498 aquela frota realizou a sua missão, desembarcando em Calecute, na Índia.
Eles foram muito bem recebidos por todos, porém, o mercado local Árabe não ficou tão contente, uma vez que os portugueses poderiam ameaçar a região caso formassem uma estadia. Em agosto de 1499 foi realizada uma viajem de volta para Lisboa.
Em 1502 Vasco da Gama volta para a Índia, mas desta vez com uma esquadra maior, cerca de 20 navios, ao chegar no local fez alianças com o rei de Cochim e Cananor, e pouco tempo depois se tornou vice-rei da índia.