Trata-se de um momento histórico em que trabalho artesanal começou a ser substituído por maquinas. Essas mudanças aconteceram na Europa no século XVIII e XIX. Até então as atividades eram voltadas para o campo, as pessoas plantavam, colhiam, e preparavam suas terras manualmente.
A principal responsável por toda essa nova forma de manufatura foi a Inglaterra, pois a sua localização ajudava com as exportações de materiais, também foi considerado como aquele país que mais possuía o interesse de aumentar as suas riquezas.
Porém os operários eram praticamente explorados, e até mesmo as mulheres e crianças eram obrigadas a realizar as tarefas diárias, os homens trabalhavam cerca de 15 horas por dia e ganhavam muito pouco.
A revolução industrial teve três etapas principais
A primeira revolução
O momento que que surgiram os processos industriais em tecidos de algodão, entre 1760 a 1860.
Segunda etapa da revolução industrial
Iniciado por 4 países, Alemanha, França, Rússia, e Itália, mas desta vez surgiram as indústrias que desenvolviam trabalhos com compostos químicos, como aço, petróleo, maquinas que geravam energia elétrica, e entre outros. Tudo isso ocorreu entre os anos de 1860 a 1900.
O terceiro momento da revolução industrial
Aquela mais tecnológica, surgiram entre os séculos XX e XXI com instrumentos como o computador, celular, e entre outras fontes de engenharia.