Resumo da Guerra Fria


Iniciou entre os Estados Unidos e a União Soviética após a Segunda Guerra Mundial, eram conflitos gerados entre eles de forma indireta, uma disputa hegemonia política e militar no mundo inteiro.

Por um lado a União Soviética buscava implantar o socialismo, em vários países, ou seja, a criação de um partido Comunista. Já os Estados Unidos queria dar seguimento ao capitalismo, sistema democrático com a privação de propriedades. Tanto o socialismo como o comunismo tinham interesses as ideologias políticas e militares, esses dois países eram completamente armados com bombas nucleares, o que gerou grande preocupação entre os civis de ambos e também do mundo inteiro.

O EUA lançou um plano de ajuda chamado Plano Marshal para aqueles países que foram prejudicados com a segunda guerra, com empréstimos, e juros abaixo do mercado, a Alemanha por tanto foi um dos que aderiu essa forma de auxílio. A União também gerou um meio para juntar forças ao socialismo, chamado Comecon.

Os Estados Unidos passou a ajudar parte de Berlim com cargas e descargas através de aviões, porém, a Alemanha também era abastecida pela União Soviética, após essas estratégias entre eles, o país alemão se dividiu em dois, a parte Ocidental e Oriental.

E não parou por ai, Esses dois países criaram os seus aliados, O EUA criou o Tratado do Atlântico Norte, e a União com o Pacto de Varsóvia, basicamente eram tratados que davam auxílios a ambos para proteção em casos de ataques militares.

O fim da Guerra Fria

O Socialismo teve fim, a crise econômica foi um dos principais motivos.  Em 1989 o famoso Muro de Berlim cai e a Alemanha se tornou uma só, aos poucos aqueles países que seguiam ao socialismo foram aderindo ao capitalismo implantado pelos Estados Unidos.