O órgão reprodutor feminino é sensível e propenso a infecções, por isso as mulheres necessitam pelo menos uma vez ao ano ir ao ginecologista, para fazer uma bateria de exames para cuidar de sua saúde intima, e se for preciso ir em busca de tratamentos de infecções ou algum outro tipo de problema ginecológico.
Entre os problemas que afligem as mulheres, uma é o odor na área genital, existem várias causas para este cheiro forte e que fuja do normal.
Nessa matéria iremos tratar de desses desconfortos que afligem a maioria das mulheres, em algum momento de sua vida. Daremos algumas dicas de coisas que possam causar esse desconforto, mas caso não tenha relação com os fatores abaixo, é preciso que procure um ginecologista, que fará os exames necessários e dar o diagnósticos correto.
Menstruação
Durante a menstruação, o óvulo que não foi fecundando, será expulso do organismo e formando o fluxo menstrual, que seria o sangue que sai pelo sistema reprodutor. O pH da vagina varia de 3,5 a 4,5, mas na fase menstrual o pH se eleva numa média de 7,5, por esse motivo fica com um cheiro desagradável. A mulher deve sempre manter a região intima higienizada, para que não provoque odores fortes.
Infecções
O sistema reprodutor feminino possui bactérias que acabam se proliferando e, consequentemente, deixando a vagina com um forte odor e podendo causar infecções nessa região, alguns dos sintomas típicos de infecção nessa região são:
- Dor ou ardor ao urinar;
- Dor durante as relações;
- Coceira na região íntima;
- Corrimento com ou sem mal cheiro;
- Feridas, úlceras ou verrugas na região íntima
- Vermelhidão de toda a área afetada;
- Dor no baixo ventre
Caso sinta dois ou mais sintomas procure um médico imediatamente.
Relação sexual
Nas relações íntimas são trocados fluídos e bactérias, que podem causar cheiros desagradáveis. Uma forma dessas bactérias não proliferarem, seria o casal fazer uma higienização da região íntima.
Uso de antibióticos
Alguns medicamentos podem causar odor forte na área genital, observe se o odor surgiu quando estiver fazendo uso de algum medicamento, pois o medicamento poderá afetar flora vaginal.