Conheça o impactante ritual na Indonésia, que tira os mortos dos túmulos para que passem um dia todo com a família



Imagens fortes, as imagens a seguir pode ferir a sensibilidade de algumas pessoas.

Existem algumas crenças e rituais pelo mundo afora que são bem diferente e assustadores para nós brasileiros, numa pequena aldeia em Toraja, em Sulawesi do Sul da Indonésia as famílias fazem um ritual bastante macabro.


Quando chega o mês de agosto, eles fazem um tipo de festa, para isso eles desenterram os mortos, limpam da melhor forma possível e colocam roupas novas nos seus corpos já deteriorados.

Depois as famílias que participam desse ritual levam os corpos dos mortos para uma visita casa que estes moravam. Na cerimônia, denominada de MaiNene, que em tradução literal significa “A Cerimônia de Limpeza de Corpos”, depois todos os corpos dos mortos são exumados, independente de ser homens, mulheres, idosos ou crianças.


Quando eles retiram os corpos dos túmulos, estes são restaurados para serem reutilizados. Segundo a crença desse povoado de Toraja, os espíritos das pessoas que morreram necessitam voltar à vila de origem.

Caso a pessoa tenha falecido numa viagem, sua família deve desenterrar o corpo, arrumar e acompanhá-lo até o local onde morreram até a casa onde estes viviam. Essa tradição ainda é seguida pelas famílias.