A linguagem corporal é uma de nossas ferramentas de comunicação. Ela é tão, ou mais, importante do que a linguagem verbal. Muitas vezes falamos coisas e dizemos o inverso daquilo com nosso corpo. Existem estudos que ajudam a entender a forma como nos comunicamos de forma não verbal através de gestos e comportamentos. Estes estudos servem também para evitar que passemos informações contraditórias ao nos comportarmos de maneira contrária àquilo que falamos.
Veja abaixo 10 erros mais comuns cometidos por nós, para que evite repeti-los. Acompanhe:
A Posição dos dedos e das mãos
Quando você está em uma conversa, esfregar as mãos ou batê-las é sinal de que está tentando impor sua opinião ou ideia. Esse comportamento deve ser evitado, principalmente em uma conversa com seu superior. As mãos deixadas livres são uma demonstração de que você está disposto a ouvir e que respeita opiniões divergentes das suas.
As pernas
Ao sentar-se, a forma como você posiciona suas pernas também pode ser reveladora. Acompanhe de acordo com a ilustração:
A- Posição reflete uma personalidade insegura e infantil.
B- Atitude defensiva. Revela pessoas que não gostam de ser confrontadas ou contrariadas.
C- Revela uma personalidade dominadora e arrogante. Pode ser inapropriada em muitas situações.
D- Indica neutralidade. Revela que a pessoa está aberta e disposta a ouvir e obedecer.
E- Revela pessoas atraentes e delicadas, por isso são mais frequentes em mulheres.
Atitudes forçadas
Algumas atitudes muito forçadas e repetitivas podem demonstrar sua insegurança e falta de profissionalismo. Deve-se evitar esse tipo de atitude exageradamente, porém, manter uma postura firme é sempre necessário em ocasiões que envolvam interesses, como uma entrevista de emprego.
A forma de apertar as mãos.
Você pode pensar que existe apenas uma maneira de apertar a mão, mas está enganado. Existe a forma correta e a forma errada de fazê-lo. Ele deve ser firme, para passar a informação de que você é uma pessoa decidida e confiante. Um aperto de mão muito leve pode revelar seu desinteresse e falta de personalidade.
O contato visual
Talvez uma das mais importantes linguagens do corpo. Ele pode revelar quase tudo a seu respeito. O contato visual deve ser constante, mas discreto e despretensioso. Um olhar fixo pode ser uma atitude hostil, invasora e constrangedora. Já evitar o contato visual pode passar uma imagem de desinteresse.
Os braços
Apesar de denotar perseverança, os braços cruzados podem ser interpretados como afronta, subversão e rebeldia. Então cruzar os braços é uma atitude que deve ser evitada na maioria das situações.
Sorriso
O sorriso e uma expressão positiva pode abrir muitas portas pra você. Ele é imprescindível na maioria das ocasiões. Sorrir e mostrar empatia em uma entrevista de emprego ou num primeiro encontro pode ser uma atitude que definirá o futuro daquela reunião.
Repetir os gestos.
Imitar os gestos da outra pessoa, principalmente num encontro romântico, pode aumentar a empatia e lhe dar mais espaço na conversa. Mas não estamos falando de imitar como uma sombra, mas comportar-se de maneira semelhante. Maneiras de fazer isso são: sentar-se de forma parecida, aproximar a posição das mãos, sorrir de volta e etc.
Sua postura
Uma postura ereta é fundamental. Quando você tem uma postura mais relaxada, pode passar esta mesma impressão de você. Esta má postura denota preguiça e falta de esforço. Por isso é sempre bom evitá-la. Comporte-se de maneira que passe segurança e auto confiança.
Se sua intenção ao ver esta matéria é saber como se comportar numa entrevista de emprego, veja as dicas do vídeo abaixo.
Veja também:
- 5 pequenas estrelas que se tornaram delinquentes. A n°4 vai te surpreender
- ‘Maníaco do Parque’ em regime semi-aberto mata e enterra menina de 6 anos
- Saiba quem são as vítimas do ataque dentro de escola em Goiânia