Você sabia que pode tirar a carteira de habilitação de forma gratuita. Veja.
Essa é uma notícia é muito boa e verdadeira, sim é possível tirar a carteira de forma gratuita, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), realmente existe um programa para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas existem algumas regras a serem seguidas.
O programa CNH Popular ou CNH Social, depende de cada estado da nação abrir as inscrições e aprovarem a lei estadual, que é independente de cada estado, para que o cidadão possa participar, mas regras são iguais para toda a população do país.
Cada estado define o número de vagas para esse programa e o período para as inscrições. O requisito mais importante comprovar que tem baixa renda e não ter condições financeiras para custear a carteira.
Caso tenha interesse verifique se no seu estado existe o programa., pois tem que ficar atento ao período de inscrição.
Veja aos locais que tem essa facilidade:
Detran do estado do Amazonas, as inscrições para tirar a habilitação estão abertas durante este mês de outubro.
Detran do estado Pernambuco, a seleção aconteceu no mês de agosto e era para estudantes de escolas da rede pública.
O estado de São Paulo não aderiu ao programa. Em São Paulo a gratuidade é somente para retirar a segunda via da CNH, mas fica sujeito a algumas regras e prazos como: ser vítima de desastre natural, onde foi decretada situação de calamidade ou emergência.
No estado do Rio de Janeiro existe um programa de isenção de taxas para pessoas com baixa renda, mas vale apenas na primeira tentativa de conseguir a CNH.
Programa Sest/Senat
O program criado pelo Sest/Senat entidades ligadas à Confederação Nacional da Indústria (CNI) também oferece um programa nacional que para a emissão gratuita de CNH, desde que o requerente tenha renda individual de até três salários mínimos. As vagas depende de cada cidade atendida e da regulamentação especificada no edital.
Veja o vídeo: