Cientistas desenvolvem cola que pode cicatrizar ferimentos rapidamente


A pele que sofreu alguma lesão, seja por acidente ou pro algum procedimento cirúrgico leva algum tempo para se regenerar. Dependendo do organismo, esse tempo pode ser maior ou menor, mas sempre será um prazo maior que sete dias para o ferimento começar a melhorar de fato. E, ainda que seja suturada, a camada mais profunda da pele pode levar até seis meses para se regenerar completamente do trauma. E foi com foco nestes dados que engenheiros biomédicos australianos e americanos desenvolveram um produto capaz de cicatrizar ferimentos em apenas 60 segundos.

Trata-se de uma cola cirúrgica elástica. Ela, devido sua rápida ação, tem o poder de salvar vidas nos casos em que a lesão na pele ou tecido pode levar a pessoa à morte.
O produto é injetável, dispensa o uso de suturas no ferimento. O que agiliza ainda mais o tratamento do ferimento e o salvamento da vida.

A cola, apelidada de MeTro, foi produzida a partir da tripoelastina, que é a forma solúvel e imatura da elastina. A elastina é uma proteína natural responsável pela produção das fibras elásticas do organismo. Esta propriedade elástica do produto é ideal, pois pode ser usada em órgãos internos que mudam de tamanho como o pulmão e o coração.

Os testes do produto só foram realizados em animais por enquanto, mas os testes em seres humanos já está prestes a se iniciar. Animados, os cientistas dizem que o produto, ao escorrer, se solidifica em gel e garante mais elasticidade aos órgãos e tecidos.

O estudo do novo produto foi publicado na revista Science Translational Medicine e mostra resultados animadores dos testes em animais. Ainda é necessário o estudo do produto em seres humanos, mas os cientistas acreditam que o produto pode entrar no mercado em até 3 anos. A cola, que seca sem deixar qualquer toxina no organismo, virá com uma linda missão: Salvar vidas. A comunidade científica está ansiosa e crente que o produto será um sucesso.

Veja também: