Cura gay é a polêmica do momento
A cura gay uma das mais recentes polêmicas e esta gerando indignação da população nas redes sociais de todo país, principalmente depois da decisão judicial que considera a homossexualidade uma doença, onde o Brasil com certeza acabou voltando no tempo em pelo menos 27 anos, já que em 1990 essa classificação já era extinta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho foi quem expediu a liminar autorizando a psicólogos a utilizarem de terapias para a reversão sexual, batizada como a “cura gay”.
O próprio Conselho Federal de Psicologia irá recorrer da decisão, pois segundo a mesma, se trata de uma “violação dos direitos humanos sem qualquer embasamento científico”.
Segundo a liminar, a resolução 01/99 do conselho “proíbe o aprofundamento dos estudos científicos relacionados à (re)orientação sexual, afetando, assim, a liberdade científica do país e, por consequência, seu patrimônio cultural, na medida em que impede a investigação de aspecto importantíssimo da psicologia, qual seja, a sexualidade humana”.
Uma das autoras de ação é Rozangela Justino, ela oferecia serviços de “cura” para homossexuais, mas está com o registro cassado no ano de 2016 pelo próprio Conselho Federal de Psicologia, o que a proíbe de atuar como psicóloga.
O presidente do Conselho Federal de Psicologia, Rogério Giannini, acha “estranha” essa atitude da justiça federal. Ele acredita que os causídicos da cura gay, estão misturando fala religiosa e com estudos científicos, assim acabam estimulando pessoas a apelarem para “terapias”sem comprovação de sucesso.
Veja o vídeo: