Carne foi encontrada com fortes sinais de contaminação pelo AFFA.
Um caso absurdo de contaminação na carne. Toda ela que serviria para consumo humano foi descoberto e atuado como devidamente deve ser. O fato aconteceu recentemente e se a investigação não tivesse sido realizada, certamente muitas pessoas seriam acometidas de graves doenças. Muitos poderiam ter sido vítimas fatais após o consumo de tais alimentos. Felizmente, um auditor fiscal que realizava o seu trabalho postou em uma rede social um vídeo divulgando a situação preocupante em que tinha encontrado.
Podendo até mesmo matar quem consumisse a carne, o auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA) encontrou em várias peças de carne um perigoso bacilo de tuberculose, doença um pouco comum em animais e inclusive em humanos. Nas imagens o homem mostrou que a doença já estava muito avançada. Algumas imagens até um tanto quanto “fortes” fazem jus ao quão perigoso poderia ser o consumo de algo como o que foi visto no vídeo.
O profissional explica com detalhes tudo o que se passa. Ele acusa que as lesões miliares já estavam em toda a cadeia ganglionar e parênquimas do pulmão e do fígado do animal. Quando um bacilo como o que foi visto é encontrado, mesmo que ele não esta vivo, a carne inteira deve ser descartada. Não apenas bovinos, mas búfalos também podem comumente serem afetados pela doença. O nome do causador da tuberculose nos animais como estes é Mycobacterium bovis.
Por ser tratar de doença crônica, ela se alastra facilmente por todos os órgãos do animal. Seriam estes: fígado, baço e até mesmo carcaças. Alguns profissionais da área apontaram que já foram encontradas lesões parecidas até no úbere de vacas.
Ainda não existe nenhum tipo de vacina ou método que previna a doença. Possivelmente dentro de alguns anos serão desenvolvidos por se tratar de uma doença extremamente perigosa aos animais e aos humanos.