Cuidado! Alguns vacilos podem aumentar as chances de uma gravidez indesejada.
Nem todo mundo está preparado para enfrentar uma gravidez, principalmente se esta for indesejada. Se você é daquelas que preferem prevenir a gravidez, então tome nota dessas dicas.
- Coito interrompido
Essa prática não é 100% segura, pois durante o coito o homem pode liberar esperma, até mesmo nas preliminares. O fato do parceiro ter interrompido o coito e ejaculado do lado de fora não é garantido como método de evitar a gravidez. Se não desejam uma gravidez, é melhor evitar.
- Esquecer-se de tomar a pílula
Se a mulher esquecer-se de tomar a pílula e o casal decidir manter relações sem proteção, essa atitude poderá resultar em uma gravidez.
- Confiar no método contraceptivo
Não confie plenamente nos anticoncepcionais, mas até as pílulas podem falhar.
- Antibióticos e antidepressivos
Caso esteja tomando antibióticos e antidepressivos, tome cuidado, pois esses remédios podem mudar o metabolismo, que poderá diminuir a eficácia da pílula. Nesse caso, sempre use o preservativo.
- Pílula do dia seguinte
As pílulas do dia seguinte devem ser tomadas no máximo até 72 horas depois da relação desprotegida. Na verdade, se usada nas primeiras 24 horas, a eficácia chega perto de 90%. Ela deve ser tomada, no caso de haver sexo sem proteção. Se for utilizada depois de 3 dias não terá mais a eficácia garantida. Esse tipo de pílula tem doses altas de hormônio. Portanto, não tome repetidamente. Doses altas de hormônios podem causar problemas importantes para sua saúde. Evite, portanto, tomar a pílula repetidas vezes.
- Dica
Use camisinha sempre, ela não “corta o clima”, não “atrapalha”. Ao contrário: garante proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis e ainda é um ótimo método de contracepção.
Veja o vídeo: