Forças armadas já estão nas ruas do Rio de Janeiro para por em prática a lei e a ordem.
Caminhões-tanque e homens do Exército circulam pelas ruas do Rio de Janeiro, com uma força armada de mais de 10 mil agentes federais de segurança atuarão no Estado.
O rio ganhou uma nova cara com os comboios das Forças Armadas nas ruas do Rio na tarde desta sexta-feira, 28/07/2017. Já pode se ver de blindados do Exército, nas proximidades do Arco Metropolitano, onde está sendo realizada uma blitz, já que o local é conhecido pelos roubos de cargas. A Linha Vermelha também está com várias viaturas e caminhões do exercito em ação.
Irão patrulhar a Região Metropolitana mais de 10 mil homens, sendo 8,5 mil deles das Forças Armadas, como informaram o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, em entrevista coletiva na sede do Comando Militar do Leste.
Hoje pela manhã, o presidente Michel Temer assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), autorizou a atuação de tropas das Forças Armadas na segurança pública do Rio de Janeiro. Os militares poderão permanecer nas ruas do estado do Rio de Janeiro desta 28/07/2017 até 31/12/2017.
O artigo 142 da Constituição – que trata das Forças Armadas – prevê o uso de tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica por ordem do presidente da República, nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem.